terça-feira, 21 de março de 2023

Processo da Bioconstrução A Casa Criana - Etapa seguinte: obter informações da viabilidade do projeto de construção


Após o levantamento topográfico do terreno então avançamos para a etapa seguinte.


Obter informações sobre a viabilidade de construção com materiais locais e sustentáveis (barro,madeira,palha) antes mesmo de avançar para o projeto de Arquitetura.
As possibilidades de construção podem variar de concelho para concelho.
No nosso caso o terreno pertence à Câmara Municipal de Torres Vedras.

A legalidade da Casa Criana era algo que nos preocupava pois não tinhamos conhecimento de nenhuma nova construção com estes métodos e aprovada.
Mas antes de marcar uma reunião com o arquiteto responsável da câmara, conseguimos através do site da mesma o edital de urbanização onde obtivemos algumas informações, e assim também podemos depois tirar as nossas duvidas durante a reunião.

Solicitamos a tal reunião com arquiteto da câmara, onde questionamos se seria possível construir como estávamos a idealizar, se havia alguma entrave na sua concretização.

Na reunião foi-nos dito que independentemente da natureza construtiva do edifício, todos estão sujeitos a licenciamento, devendo respeitar as normas legais e regulamentares aplicáveis a edificações, bem como os instrumentos de gestão territorial, isto é, desde que o projeto fosse realizado por um arquiteto e um engenheiro civil credenciados e que respeitassem as normas e regulamentos legais não havia qualquer imposição por parte da câmara municipal para uma construção de uma vivenda em terra.

Assim conseguimos poupar tempo e dinheiro, pois se não fosse possível a sua construção não avançariamos para a procura de um arquiteto nem para o investimento que implica um o projeto de construção.

Sem comentários:

Enviar um comentário