Olá maltinha 😉
Desde Julho de 2020 que não escrevo, e tanto que se passou nestes dois anos, não só no Projecto Criana mas também a nível pessoal.
Em Setembro desse mesmo ano, perdi um grande pilar e professor, o meu Pai. Agradeço ao Christophe, família, amigos, vizinhos e conhecidos, pela força e coragem que me deram, para continuar a aventura da construção da Casa Criana, após esta perda.
Em Outubro desse mesmo ano, iniciamos a colocação dos pilares da casa e o madeiramento do telhado, a nossa prioridade era a construção e isolamento do mesmo (tínhamos uma janela temporal reduzida devido às chuvas de Outono/Inverno).
Até ao final de 2020, a nossa prioridade era o telhado, em Dezembro tivemos um percalço, devido a um erro nosso. Metade do isolamento XPS (exigência da Câmara Municipal) do telhado voou, pois infelizmente esquecemos de o cortar rente ao madeiramento e num dia de muito vento e chuva metade desse isolamento voou (reaproveitamos posteriormente para o isolamento do piso).
Iniciamos o ano de 2021 com a colocação da betonilha para posteriormente conseguirmos iniciar as estruturas de tabique (paredes interiores). Para o enchimento das paredes de tabique organizamos cinco grupos de voluntariado, onde pudemos partilhar a história da construção da casa Criana, ainda conseguimos organizar em obra quatro workshops de Introdução a Técnicas de Bioconstrução, os participantes puderam estar em contacto e experienciar as diversas técnicas de Bioconstrução utilizadas na construção da Casa Criana.
Sem vocês a história da construção da Casa Criana não tinha o mesmo significado, pois cada um deixou um pouco de vós e levou um pouco de nós 💚.
Até ao final de 2021, construímos e enchemos as paredes interiores, não só as de tabique como a de cordwood e a parede exterior de COB, conseguimos finalizar tanto os rebocos de enchimento como os finais 🙏.
No telhado construímos as estruturas das claraboias e colocamos os vidros, isolamos, colocamos a terra e vedámos o acesso ao mesmo, com rede. Ainda iniciamos a colocação do piso interior de madeira de pinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário