quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O Viveiro




Um viveiro não é mais do que um "berçário" de plantas, para a sua multiplicação, pode ser de sementes, mudas ou ambas. 

Um dos métodos utilizados para a sua multiplicação são as mudas através de estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados num ambiente húmido, desenvolvem novas plantas. Temos que ter em conta o tipo de espécie que iremos fazer estacaria, pois quanto maior for o porte da planta mais alto deve ser o vaso. O substrato utilizado em estacaria deve ser um substrato rico em nutrientes para quando as raízes crescerem a planta ter logo alimento. Nas mudas por caule devemos ter atenção em ter no mínimo três nós, os nós que não estão enterrados constituem novos pontos de rebentação, nos enterrados irá nascer as novas raízes.


As sementes podem ser colocadas em vasos ou em tabuleiros específicos para tal (sementeira), os melhores tabuleiros para nós são os que tem estrias verticais interiores, para conduzirem a raiz no sentido correcto, proporcionando um perfeito desenvolvimento radicular, aquando a inexistência de estrias as raízes tendem a enrolar e atrofiar o crescimento da planta. Os tabuleiros mais rígidos tem uma durabilidade superior, são um pouco mais caros mas podem ser reutilizados durante mais tempo. Os menos rígidos tendem a partir aquando a muda da planta.


Podemos utilizar imensas sementeiras (vasos, cascas de ovo, caixas de ovos, embalagens tetra pak, etc) desde que o recipiente esteja perfurado, não se decomponha com alguma facilidade nem com a água (para algumas plantas não pode ser transparente). O substrato utilizado para as sementeiras, deverá ser especial para germinação, pois a própria semente tem nutrientes suficientes para a alimentar até formar raízes, se o substrato for muito rico em nutrientes a semente poderá ficar "adormecida". O processo de germinação poderá ser diferente para algumas sementes.



A vantagem de fazermos o nosso próprio viveiro é a possibilidade de conhecer a planta onde retiramos a estaca ou semente e de ser mais económico. Para o nosso projecto iremos precisar de várias espécies de árvores (azinheiras, carvalhos, sobreiros, jacarandás, pinheiros, alfarrobeiras, sabugueiro, avelaneira, castanheiro entre outras) e arbustos (crataegus, amoras, olaias). No Outono recolhemos as estacas e sementes e neste momento já estão a crescer no viveiro do apartamento. Na varanda estão as mudas e algumas ervas aromáticas, na marquise estão as sementeiras. Para nós é sempre uma alegria ver uma semente germinar, dá-nos a responsabilidade de fazer crescer uma planta.

"Uma árvore que cai faz mais barulho do que uma floresta que cresce"
(Papa Francisco)

Sem comentários:

Enviar um comentário