Massanobu Fukuoka - Pai da agricultura Selvagem (imagem google) |
Massanobu Fukuoka, biólogo, trabalhou num laboratório na pesquisa de produtos químicos para combater as pragas que dominavam várias culturas no Japão. Em 1960, resolveu abandonar essa actividade, onde aprendeu ensinamentos fundamentais, e dedicou-se a demonstrar que é possível conseguir colheitas de qualidade em quantidade.
Fukuoka defende que a camada superficial do solo é a mais fértil, onde se encontram os nutrientes que a grande parte das plantas utiliza para o seu crescimento, é a zona mais rica em sais minerais e produtos orgânicos.
Fertilidade essa que não é mais que a acumulação, prolongada no tempo, de nutrientes trazidos pela chuva e ventos, dando origem a uma cobertura vegetal pelo trabalho de um numero elevado de seres vivos. O Homem ao lavrar a terra destrói essa cobertura rica em húmus, destruindo o habitat de imensos seres vivos que ajudam na fertilidade do solo, levando assim à erosão dos solos, pela chuva e vento.
Se Natureza procura e gera equilíbrios, Fukuoka defende a não utilização de fertilizantes químicos nem compostos preparados, não cultivar a terra, ou seja, não desfazer a protecção vegetal do solo, não mondar a terra nem mecanicamente nem quimicamente, a independência de produtos químicos.
Defende a sementeira directa na terra, cobrindo as sementes de forma aleatória com palha inteira, protegendo-as de predadores, mais tarde a palha apodrece transformando em matéria orgânica para o solo, daí o titulo do livro escrito pelo mesmo "A Revolução de uma Palha" já mencionado por nós anteriormente.
Sem comentários:
Enviar um comentário