quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Mais uma história para contar da gravidez Criana...

 Aqui estamos nós, agora em repouso absoluto! Mas sempre com os guardiões por perto 😍🤭 






Tem sido dias de muitas emoções e receios. Estamos hoje nas 33 semana e 5 dias, na terça feira fomos a eco do terceiro trimestre, bebé grande (2,550kg) com muito líquido amniótico e possível cólon afunilado, saímos com a recomendação de uma visita às urgências de obstetrícia.


Assim o fizemos, mais uma vez uma visita às Caldas ☺️. Fomos logo vistos na triagem e CTG, claro acusou as contratações que tenho desde aproximadamente as 30 semanas, nada de dor.

Fui vista pela médica em que estaria tudo bem com o cólon, que seria normal haver variações, e o líquido também estaria dentro do normal para o tamanho do bebé.

Mas pelo sim pelo não, devido às contrações recomendaria 4 injeções de 12h em 12h para ajudar no desenvolvimento dos pulmões do bebé caso queira vir mais cedo. E assim foi, hoje de manhã fomos pela 4 vez.

Por precaução foi recomendado repouso absoluto e esperar que ele ou ela fique no quentinho mais umas semanas 😉.



Aproveitamos o tempo para refletir e agradecer o ano que está a terminar e o que está a chegar. Estamos bem e no quentinho do nosso lar criado por nós.🏡💪💚  

Desejamos a todos vós uma época cheia de muita luz, paz e amor ✨ um bem haja a todos

Ana e Christophe 💚

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

A importância de movimentação de terras para armazenamento de água...

Olá a todos!

Ainda há uns poucos meses atrás o país sofria de uma seca, nunca antes vista, e agora são cheias e precipitação que não havia há 22 anos.

Será que nós, seres humanos é que não sabemos observar e aproveitar esse recurso tão valioso e crucial para a nossa sobrevivência, impedindo muitas vezes o ciclo natural da água.

A água é um recurso vital e sagrado. No entanto tem sido extremamente maltratada pela humanidade. Devemos tratar a água sempre com a máxima relevância e respeito.

A observação do ciclo da água a nível local é crucial para um melhor planeamento racional e eficiente do uso da água.

Foi o que fizemos durante o Inverno de 2017 e 2018, chegávamos aqui ao terreno do Projecto Criana em dias de chuva e observávamos o circuito da água, com um terreno com cerca de 15% de inclinação o mais natural é a parte mais plana ficar encharcada e era o que acontecia, onde hoje se situa a casa Criana ficávamos com água até meio da perna.

Em 2019, decidimos fazer movimentação de terras, não só para aumentar a área de cultivo, mas também para fazer retenção de água no terreno, evitando a erosão do terreno.

Foi uma decisão que nos custou um pouco a tomar, pois "sacrificamos" a biodiversidade criada em 2 anos nas zonas movimentadas, mas seria uma decisão para de futuro ganhar mais biodiversidade e ajudar na regeneração do terreno.



Foram criadas três terraças/socalcos à curva de nível com swales, e spillways para que a água possa ficar retida e infiltrar no terreno, em caso de diluvio a água sairá das terraças controladamente através dos spillways (que ainda não aconteceu).

Assim que vieram as primeiras chuvas nesse ano, preocupamo-nos em semear, para que o terreno ficasse coberto o mais rápido possível, para evitar a exposição do solo às condições climáticas e para estabelecer a biodiversidade o mais rápido possível.


Nesse mesmo ano da construção (2019), a sua função foi colocada em prova, foi um Inverno com bastante precipitação, mas felizmente correu tudo bem e conseguimos hidratar bastante o terreno evitando a erosão e o encharcamento na parte inferior do terreno.

O ano passado foi um Inverno "seco", que nos permitiu fazer alguns trabalhos relativamente a construção da casa até Novembro, choveu mas muito pouco.

Este ano felizmente temos tido chuva as terraças já estiveram bastante cheias mas ainda os spillways não funcionaram (também foram calculados, para dilúvios sem registo para esta zona). Esperamos ter reservas de água para a próxima Primavera/Verão.



"Nós nos esquecemos que o ciclo da água e o ciclo da vida são, na verdade, um só. "

(Jacques Yves Cousteau)


Um bem haja,

Ana 




sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Quatro anos da nossa primeira plantação aqui no Projecto Criana...

 Olá a todos!

Hoje festejamos a nossa primeira iniciativa "oficial" aqui no Projecto Criana, há 4 anos convidamos familiares, amigos, conhecidos e seguidores para nos virem ajudar na nossa primeira plantação.




Recordo-me que foi uma imensa logística preparar esse dia, pois apenas tínhamos uma casinha de apoio, que transforma-mos em casa de banho seca, e montamos a estufa para podermos ter um abrigo caso chovesse e para o almoço. Mas felizmente foi um dia sol de Inverno e plantamos imensas arvores nativas.



Em quatro anos, sentimos orgulho naquilo que críamos, a Floresta, a tiny house, as terraças, barragem, plantação de outras tantas árvores e arbustos, o galinheiro, a Casa Criana... Não foram anos fáceis nem abundantes, trabalhar com a Natureza não é fácil, mas é bastante gratificante, por vezes queremos tudo para ontem mas o segredo está em soluções pequenas e lentas. São necessários anos para criar algo que o Homem pode destruir em minutos (Natureza)...

Aqueles que nos seguem e que querem tal como nós "mudar de vida", apenas podemos dizer, força e resiliência é a chave para não desistirem, observem a Natureza ela nos dá dicas de como a seguirmos.


Podes ler o artigo, que escrevi há 4 anos aqui:

Criação da Floresta Criana


"Somos aquilo que Críamos"


Gratidão a todos vós,

Ana e Christophe



terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Doudou Gato amigurumi - Diy Passo a Passo

 Olá a todos!

Hoje trago-vos o nosso primeiro projecto em amigurumi (digo nosso, pois o bebé também tem participado na criação dos próprios bonecos/brinquedos), um doudou gato. Já tinha criado algumas coisas em crochet mas em amigurumi foi a primeira, e acho que não ficou mal de todo.











No final montei o gato todo cosendo as orelhas e o focinho à cara do gato, e as patas a cada canto do tecido. Por fim, com a linha preta fiz os olhos, nariz, boca e bigodes.

Agora é aguardar que o bébé (ainda não sabemos o género, só queremos saber quando nascer), goste e desfrute muito da nossa primeira criação em amigurumi, entretanto já fizemos outros projectos que partilharemos em breve convosco.

P.S.: O gato foi em homenagem ao Xinha (o nosso gato "selvagem") que desde Outubro que foi ao seu passeio noturno e até hoje não retornou...

Um Bem haja,
Ana





sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

É tempo de abrandar 🐌

Olá a todos!!

Por aqui é tempo de abrandar, escutar e respeitar o corpo...

De há uma semana para cá, e com 30 semanas de gestação (7 meses), o meu corpo, após tantas transformações, pede-me para abrandar e por vezes até parar!!!



Apesar de estar de baixa por gravidez de risco, até então, fazia quase tudo "normalmente" e por vezes até me esquecia que estava a crescer um Ser dentro de mim. Um Ser que nos modifica tanto a nível externo como interno.

Ser mãe foi muita vez questionado, podem-me julgar, mas quem tem a perfeita noção do Mundo que nos rodeia de certeza que um dia colocou isso em questão. Por isso, deixamos a Natureza trabalhar por ela própria e se tivesse que ser seria, e cá estamos Nós, numa adaptação não só por ter passado de 13m2 (tiny house, onde moramos durante os últimos 2 anos e meio) para 130m2 da Casa Criana, mas também a maternidade e tudo o que isso envolve. 

Há uma semana comecei a ter por vezes a barriga bastante dura e com alguma dor, seria contrações?! Um peso no fundo da barriga, que por vezes fazia-me parar, se tivesse a andar. Com quem falei (incluindo a médica e enfermeira que me seguem) e com a minha descrição, tudo indicara que seria contrações, então abrandei, passei o fim-de-semana no sofá, mas sempre a criar. Não esquecendo o facto de não ter posição para dormir e a privação do sono não ajuda em nada (mas com o empréstimo da almofada "maravilha", já dormimos bem melhor)..

Na segunda-feira estava um pouco melhor, mas o desconforto estava cá a mesma, então liguei para a saúde 24 para saber se me aconselhavam e ir ao hospital, assim foi. Lá fomos nós a caminho das Caldas da Rainha, deu para ver o tempo que demoraremos quando precisarmos de lá voltar. Assim que chegamos já estava lá o necessário, através da saúde 24, e demos logo entrada, quando subimos ao primeiro andar, já tinha sido chamada para triagem e entrei logo.

Após explicar o que sentia e ser analisada fiquei com pulseira amarela. Fiz análise à urina para ver se poderia ser alguma infeção, e fomos fazer um CTG, para confirmar se seriam ou não contrações, felizmente não tinha infeção urinária nem acusou contrações, apenas que é um bebé bastante mexido. 



Ainda não tinha terminado o exame e já tinha o médico a perguntar se eu era "a menina das 30 semanas". Assim que terminei entrei para o gabinete para ser observada pelo médico, fez-nos uma ecografia onde explicou tudo o que estava a ver, e felizmente estava tudo bem, o bebé já deu a volta (não quer dizer, que não possa dar novamente), e talvez seja isso que e provoca a pressão.  Agora as possíveis contrações que ainda hoje as tenho, não sei o que será ao certo. Só sei que tenho que abrandar o meu ritmo e quando o corpo pede tenho mesmo que parar e delegar tarefas e funções.

Apesar de todo o receio envolto em ir a urgência obstetrícia, devido a situação pintada pela comunicação social, não temos nada a apontar do serviço nem dos profissionais, até pelo contrário, tomará que seja sempre assim.

Sinto falta do contacto mais permanente com a Natureza que nos envolve, sempre que consigo e o tempo permite vou até à rua, até à horta que o pai Christophe anda a criar.

Deixei de ir às aulas de gravidez activa, também e de fazer os passeios quase diários. Agora é repouso...

Tenho aproveitado para criar bonecos em crochet para o bebé, um dia deste partilharei o que andamos a criar (mesmo dentro da barriga já criamos tanta coisinha, desejosa para criarmos muito mais juntos).

"A gestação é uma experiência impossível de ser descrita – apenas se vive."


Agradeço a todos os meus familiares, amigos, vizinhos e conhecidos por todo o apoio e ajuda.

Bom fim de semana a todos,

Um Bem haja,

Ana


sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Diy 6 Enfeites para a árvore de Natal 🎄🎍

Olá a Todos!!


Por aqui já cheira a Natal, desta vez trago-vos o passo a passo para a criação de 6 enfeites simples e económicos para a árvore de Natal. Basta ir a Natureza e coletar o que ela nos dá e deixar a imaginação a fluir.

Poderás criar estes enfeites com os mais pequenos, eles vão adorar!

Precisas apenas de galhos, caruma, cartão, rolos de cartão e lã para criares estes 6 enfeites que ficaram um máximo!!!

- Estrelas de galhos

- Árvores de galhos

- Sinos de caruma

- Estrelas de rolos de cartão

- Anjos de rolos de cartão

- Estrelas de cartão



No fim poderei guardar para o ano ou então retirar a cola e colocar no compostor. 

Espero que gostem e seja uma inspiração para ti!!!


Um bem haja, Ana

Segue o nosso trabalho através do link: https://linktr.ee/projectocriana

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Coroa de Natal Natural Diy 🎄

 Olá a Todos! 😉


Hoje trago-vos mais uma novidade (para alguns), o gosto que tenho de criar. 👋

Nasceu comigo, quer dizer acho que vem no meu ADN, o meu avó paterno 👴 foi carpiteiro, marceneiro, criador e já o meu pai também o era, se não sabemos, experimentamos, erramos e aprendemos.

O Natal para mim nunca foi uma época que gostasse muito (filha de pais separados desde os 5 anos de idade), era sempre um filme com quem passava a noite, o dia, a passagem de ano, enfim!

Desde que conheci o Christophe tem sido diferente, desde que o meu pai faleceu tem sido diferente, mas este ano com a casa que nos os dois criamos com as nossas próprias mãos, quero que seja diferente, até porque vem uma nova vida a caminho 👶.

Por isso fui à Natureza coletar o que ela nos dá, ou o que o homem obriga que dê (desflorestando), e coloquei mãos à obra e este ano vou fazer as decorações de Natal!



Comecei pela coroa de Natal.

Mas quero partilhar convosco o passo a passo das minhas criações.

 


No final das festividades, irei retirar a cola quente utilizada e guardar o arco de arame (para o ano) e tudo o resto irá voltar à Terra para decompor e alimentar a Terra. 🌍

Espero que gostem!

Um bem haja.
Ana 💚


 


terça-feira, 8 de novembro de 2022

🌳🌱🌿 Criação da Agrofloresta Criana

Olá a todos!

Hoje trago-vos um pouco da partilha deste fim-de-semana, onde recebemos seres incríveis e onde reinou a  partilha de conhecimento e experiencias.

Foi um fim-de-semana onde descobrimos mais sobre Agrofloresta Sintrópica, através da experiencia do Ruben Costa da Planta Floresta.

As plantas tais como as pessoas não conseguem crescer nem viver sozinhas, precisam de outras plantas para crescerem e viverem saudáveis e felizes. 

A Agrofloresta Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, é a combinação de culturas agrícolas com espécies arbóreas, em harmonia com o ambiente, onde se conservam os recursos naturais e a produção de alimentos saudáveis. Utiliza-se as árvores como estratégia para o combate da erosão e contribuem através da matéria orgânica, para o restauro e fertilidade do solo. Numa fase inicial deve ser feito o plantio de árvores de rápido crescimento, para acelerar a produção de biomassa, o que irá ajudar na produção de nutrientes e assim ajudar aquando o plantio das espécies mais exigentes.


Assim, é alcançado um equilíbrio biológico que promove o controlo de pragas e doenças. No mesmo terreno, é possível estabelecer associações entre espécies de importância económica, árvores frutíferas e hortaliças. Podemos utilizar também o adubo verde, através da introdução de leguminosas, que após serem roçadas são deixadas no terreno, tal como as podas das árvores.

Assim sendo a Agrofloresta apresenta diversas vantagens. As folhas mortas das árvores e arbustos adubam naturalmente o solo, não necessitando assim de adubos químicos. A cobertura vegetal também previne o impacto das chuvas e dos ventos, a erosão dos solos. As raízes das plantas ajudam na infiltração da água das chuvas. Com uma diversidade de culturas, permite ao agricultor tirar rendimentos ao longo do ano com uma excelente quantidade e qualidade.

O desenho da Agrofloresta é diferente consoante o objetivo do produtor, das condições climatéricas e das características do solo de cada terreno. Por isso recorremos a quem tem experiencia na área para nos ajudar a criar a nossa primeira linha de Agrofloresta, onde iremos acompanhar o seu desenvolvimento e adapta-lo ao longo do tempo se houver necessidade para tal.





Se tiveres interesse em descobrir mais sobre Agrofloresta Sintrópica ou mesmo implementar no teu terreno partilhamos aqui o contacto do Ruben da Planta Floresta:

https://linkr.bio/plantafloresta

"O ser humano tem que entender que ele faz parte de um sistema inteligente, e não é ele o inteligente"
(Ernst Gotsch)

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Bolo de Noz à Criana 😋🍪


Olá a todos!

Hoje deu-me uma súbita vontade (talvez desejo, de grávida 🙊) de fazer um bolo, então com os ingredientes disponíveis em casa, fiz um bolo de noz, com um toque diferente (com doce de maça reineta  e erva doce).

Estava uma delicia com um chá a acompanhar, como eu gosto do Outono 😍🍁

Ingredientes:
6 ovos
300 g de farinha sem fermento
100 g de Açúcar
1 colher de chá fermento
2 colheres de sopa com doce de maça reineta (neste caso foi feito pela minha avó)
140 gr de nozes picadas
qb de erva doce

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC

Numa taça coloque os ovos e a farinha peneirada, com a ajuda da batedeira misture ligeiramente, os ovos na farinha.

Adicione o Açúcar, o fermento, o doce de maça reineta e a erva doce e continue a bater até a massa borbulhar.

Junte as nozes picadas e reserve algumas, verta a massa para uma forma redonda forrada com papel vegetal, e disponha as restantes nozes por cima.




Leve ao forno a 180ºC, durante cerca de 30 min.

Retire do forno e desenforme.

E está pronto a deliciar-se acompanhando com um chá de erva príncipe. 

Bom apetite 😋

Amor e Luz,
Ana


quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Nem sempre a semente que semeamos, nasce! Sejamos resilientes 😉💚

Olá a todos!

Hoje trago-vos uma partilha mais pessoal, no sentido de podermos ajudar alguém no futuro com o nosso testemunho.

Nem sempre a semente semeada é germinada 🌱, existem imensos fatores internos e externos que influenciam a esse nascimento, e pode acontecer em todos os sentidos da Natureza.



Em 2020 calhou-nos a nós, faz agora em Novembro  3 anos que engravidamos pela primeira vez 🎉🥳.

Lembro-me que nessa altura ainda estávamos a construir a tiny house para podermos vir para o terreno acompanhar a construção da Casa Criana, estávamos a viver temporariamente na casa dos pais do Christophe, foi um misto de alegria e incertezas, mas estávamos felizes 🤰.



Assim que soube, marquei consulta com a médica de família e fui fazer análises e marcar a 1°ecografia que seria só em Janeiro de 2020.

Estava tudo bem comigo e não havia nenhuma anomalia na análises! 

O Natal chegou e estávamos tão contentes que além de país iríamos ser novamente tios, com diferença de meses 🤱🤱.

Chegou o dia da primeira ecografia, lembro-me de estarmos super ansiosos na sala de espera na clínica. Por fim fomos chamados, pela assistente simpática da clínica, pediu-me para me deitar na marquesa e pediu ao pai para se sentar numa cadeira mesmo aos meus pés.

Veio a Dra. começou-me a analisar e um silêncio se instalou na sala!

O feto tinha parado de desenvolver as 4 semanas! Não me recordo de muitos pormenores (ainda bem que o meu cérebro permite arquivar facilmente o que não me faz bem). 😉

Lembro-me de estar no carro com o Christophe e dizer-lhe para irmos para o hospital/maternidade mais próxima (Caldas da Rainha), e assim o fizemos.

Passámos por um processo os dois, sempre que ele podia, entrava e estava comigo, mais uma vez estávamos os dois para o bem e para o mal.

Tive que fazer uma pequena cirurgia com anestesia geral! Correu tudo bem e em menos de 12h já estava em casa, no conforto de um lar.

Fiquei de baixa, já não me recordo quanto tempo, aproveitei para descansar mas assim que consegui, dentro das minhas limitações preparamos o nosso primeiro workshop aqui no terreno do Projecto Criana.



Depois de passarmos por esta experiência viemos a saber e a conhecer infelizmente muitas famílias que passaram pelo mesmo, infelizmente é muito mais comum do que tinha conhecimento.

Passados 2 anos e depois da construção da nosso lar, aqui estamos nós a caminho das 26 semanas 🙏, mais uma vez juntos para o bem e para o mal. 🤞😉



Têm sido uma gravidez apesar de tudo tranquila, mas como devem calcular ansiosos para conhecer esta alma.

Tento sempre tirar o lado positivo e uma lição pelas passagens da minha vida...

Acredito que "Somos aquilo que Criamos"

Um bem haja, 

Amor e luz 

Ana






terça-feira, 25 de outubro de 2022

Receita: Cavalas em marinada ao vapor com batata nova 😋

 Olá a todos!

Hoje trago-vos mais uma partilha, mas desta vez de culinária 😋, uma receita feita pelo Christophe que que é uma delicia: Cavalas em marinada ao vapor com batatas novas.

Para que não sabe o Christophe é que assume o papel de chef cá em casa, digamos que nunca fui muito de cozinhar, e ele gosta de criar pratos e por sinal são muito bons.

No mês passado, o Christophe foi à pesca de barco com o grupo de amigos e trouxeram peixinho fresquinho.


Congelamos o peixe fresco e temos descongelado e cozinhado, é uma maravilha. 😉

As batatas fomos nós que semeamos e colhemos, aqui no terreno do Projecto Criana este ano.





Assadas no forno são uma perdição.

Então os ingredientes necessários para este prato são (6 pessoas):

6 cavalas limpas e sem cabeça
600 gr de batatas novas

Para marinada:
3 dentes de alho 
1 cebola pequena
1 molhinho hortelã
1 molhinho funcho 
2 colheres de sopa molho de soja 
3 colheres de sopa azeite
sal q.b.

Tempero das batatas:
Azeite q.b.
orégãos q.b.
Sal q.b.

Modo de preparação:

Liga-se o forno a 180ºC.

Num almofariz coloca-se os ingredientes para a marinada e esmaga-se bem os ingredientes todos, numa travessa coloca-se as cavalas limpas e sem cabeça e deita-se a marinada envolvendo bem as cavalas na marinada, cobre-se o tabuleiro com papel de alumínio e reserva-se.

Noutro tabuleiro coloca-se as batatas cortadas aos cubos médios, tempera-se e leva-se ao forno entre 30 a 40 min.

As batatas levam um pouco mais de tempo que o peixe, por isso, coloca-se as batatas primeiro e só quando faltar cerca de 20 a 25min leva-se o peixe ao forno. 



Por fim, tira-se os dois tabuleiros do forno, tira-se o alumínio com cuidado (ainda dá para reutilizar), e serve-se.

E bom apetite 😊

P.S: Se for para menos pessoas, pode-se colocar cada peixe dentro do alumínio com a marinada.

Ana e Christophe 💚


terça-feira, 18 de outubro de 2022

Pretendes construir ou reconstruir de uma forma mais natural, com baixo impacto ambiental e mais económica?

Olá a todos!!!

Quando começamos a construir a Casa Criana através de Técnicas de Bioconstrução (termo utilizado para se referir a construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação), tínhamos muito pouca informação de construção com terra cá em Portugal, muita informação que havia era de outros países.

Muito do que aprendemos foi tentativa e erro, o que nos fez perder tempo e dinheiro. E como não queremos que passes pelo mesmo e que possas poupar tempo e dinheiro criamos este Curso de Introdução a Técnicas de Bioconstrução.







A terra sempre foi o mais importante material de construção usado, em todos os climas, por várias civilizações. Um terço da população mundial, e metade da população dos países em desenvolvimento, residem em casas feitas com terra. 

Neste Curso poderás aprender que materiais necessitas, como executar e as vantagens e desvantagens das principais técnicas existentes, para que possas aplicar a mais adequada para o teu caso.

Curso Inclui:

  • + de 150min de conteúdo;
  • + de 11 aulas;
  • Curso 100% online;
  • Sem pré-requisitos, qualquer pessoa pode fazer o curso, mesmo sem experiencia;
  • Possibilidade de baixares aulas e aprender offline;
  • Acesso vitalício às aulas.

O que vais aprender:

  1. Desvendando a Bioconstrução:

  • Boas-vindas

  • Contextualização da Construção com Terra

  • Vantagens e Desvantagens da Bioconstrução

  • Materiais utilizados na Bioconstrução

  1. Técnicas de Bioconstrução:

  • Taipa

  • Adobe

  • Tabique

  • Palha enconfrada

  • COB

  • Cordwood

  • Superadobe / Hiperadobe

  1. Extras:

  • Vantagens e Desvantagens de cada técnica

  • Outras Técnicas existentes

  • Webinar Bioconstrução A Casa Criana (12/10/2022)


    👉 Isto tudo POR APENAS 60€ (Preço de lançamento) em vez de 97€

Clica no link abaixo e explora mais sobre o Curso


Estamos à tua espera 💪🏻

Um bem haja,

Christophe e Ana 💚






terça-feira, 27 de setembro de 2022

Outono chegou!!! E com ele mais uma novidade...

 Olá maltinha!!!


Pois é, já estamos no Outono, uma das nossas estações favoritas, pois começa tudo a "ganhar vida" aqui no terreno, passando de castanho a verde 🍀🌱.

E com o Outono chegou mais uma novidade 😊 dia 12 de Outubro iremos estar contigo no webinar gratuito, a partilhar a nossa experiência na Bioconstrução do nosso lar A Casa Criana.



Estamos ansiosos e a preparar tudo para que seja uma partilha única, não te esqueças de reservar já o teu lugar, pois temos lugares limitados, para que possamos chegar a todos os que participarem.


Vamos desmitificar a construção com terra em Portugal e fazer com que mais pessoas possam construir o seu lar cheio de conforto e de uma forma mais económica e ecológica valorizando sempre a economia circular e produtos locais.


"Se planearmos para um ano,
plantamos arroz.
Se planearmos para dez anos,
plantamos árvores.
se planearmos para cem anos ,
preparamos pessoas."


Um bem haja,
Christophe e Ana 💚


quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Ebook - Bioconstrução A Casa Criana

Olá maltinha 😀!

Hoje venho partilhar convosco uma novidade!!!!

O nosso primeiro Ebook, sobre a Bioconstrução da Casa Criana 🏡


Neste Ebook partilhamos contigo o Passo a Passo do processo construtivo da Casa Criana, desde o seu planeamento até a sua execução. 

O nosso objetivo com a partilha deste ebook é dar a conhecer e desmitificar a Bioconstrução, encontrarás nele os seguintes capítulos:

🏡 Capítulo 1: Bioconstrução, o que é? E suas vantagens

📖 Capítulo 2: Como tudo começou

📐 Capítulo 3: A Bioarquitetura da Casa Criana

💪 Capítulo 4: A Construção da Casa Criana - Passo a Passo

🙏 Capítulo 5: Conclusões e Agradecimentos


Disponibilizamos gratuitamente o ebook, para isso basta clicares no link abaixo e fazeres o teu registo e receberás um email com o acesso ao ebook - Bioconstrução A Casa Criana


Link Ebook 


"O verdadeiro sábio e aquele que compartilha a sua sabedoria com os outros e não apenas guarda o seu conhecimento para si próprio."


Um bem haja,
Ana e Christophe 💚


 


quarta-feira, 31 de agosto de 2022

E dois anos passaram e tanto que aconteceu na Criana...

 Olá maltinha 😉

Desde Julho de 2020 que não escrevo, e tanto que se passou nestes dois anos, não só no Projecto Criana mas também a nível pessoal.

Em Setembro desse mesmo ano, perdi um grande pilar e professor, o meu Pai. Agradeço ao Christophe, família, amigos, vizinhos e conhecidos, pela força e coragem que me deram, para continuar a aventura da construção da Casa Criana, após esta perda.





Sei que tenho umas estrelinha a me guiar 🌟 e como a vida continua...

Em Outubro desse mesmo ano, iniciamos a colocação dos pilares da casa e o madeiramento do telhado, a nossa prioridade era a construção e isolamento do mesmo (tínhamos uma janela temporal reduzida devido às chuvas de Outono/Inverno).



Até ao final de 2020, a nossa prioridade era o telhado, em Dezembro tivemos um percalço, devido a um erro nosso. Metade do isolamento XPS (exigência da Câmara Municipal) do telhado voou, pois infelizmente esquecemos de o cortar rente ao madeiramento e num dia de muito vento e chuva metade desse isolamento voou (reaproveitamos posteriormente para o isolamento do piso).

Iniciamos o ano de 2021 com a colocação da betonilha para posteriormente conseguirmos iniciar as estruturas de tabique (paredes interiores). Para o enchimento das paredes de tabique organizamos cinco grupos de voluntariado, onde pudemos partilhar a história da construção da casa Criana, ainda conseguimos organizar em obra quatro workshops de Introdução a Técnicas de Bioconstrução, os participantes puderam estar em contacto e experienciar as diversas técnicas de Bioconstrução utilizadas na construção da Casa Criana.


Sem vocês a história da construção da Casa Criana não tinha o mesmo significado, pois cada um deixou um pouco de vós e levou um pouco de nós 💚.

Até ao final de 2021, construímos e enchemos as paredes interiores, não só as de tabique como a de cordwood e a parede exterior de COB, conseguimos finalizar tanto os rebocos de enchimento como os finais 🙏.

No telhado construímos as estruturas das claraboias e colocamos os vidros, isolamos, colocamos a terra e vedámos o acesso ao mesmo, com rede.  Ainda iniciamos a colocação do piso interior de madeira de pinho.


2021 foi um ano em que abdicamos de muita coisa para conseguirmos estar focados na construção da Casa Criana, muitas indecisões, decisões, incertezas, convicções, resiliência, um ano de muito esforço e dedicação minha e do Christophe, pois tínhamos prazos bancários e camarários para cumprir (não esquecendo que estávamos em plena pandemia 😱).



2022 começou e muito ainda havia a fazer (acabamentos). Aquela fase, que em qualquer construção parece uma eternidade, e na Bioconstrução ainda piora, pois existe muitas madeiras para lixar, envernizar, pinturas (tintas de argila), limpezas, etc.

Por fim, Agosto, o mês tão esperado, o mês da mudança de uma tiny house com cerca de 13m2 que nos acolheu aos quatro, (a nós e a dois cãopanheiros) durante dois anos e cinco meses. Lá ficam muitas e belas recordações, Invernos gélidos e Verões quentes, mas valeu cada segundo lá passado para que possamos agora usufruir do conforto da Casa Criana 🙏💚. 





Com construção da Casa Criana, para além de ser uma casa de desenvolvimento de afetos e história ao longo da sua construção, também queremos partilhar com todos vós uma forma mais natural e ecológica de construção, todas as nossas dificuldades, erros e conquistas.

"A Construção com Terra está no nosso ADN, um familiar lá no passado já construiu a sua própria casa de Terra"

Ana 💚