quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

A criação da Floresta Criana




No passado dia 09 de Dezembro de 2018, deu-se inicio à plantação das árvores autóctones Portuguesas (carvalhos, azinheiras, carrascos, sobreiros, castanheiros, medronheiros, pinheiro manso, pinheiro bravo, nogueira, oliveiras, avelaneiras) no projecto Criana.


O objectivo desta plantação é a criação da zona 5 em Permacultura (o santuário natural) o nosso maior contributo à Natureza - A Floresta. Pois aqui plantamos espécies ameaçadas e em vias de extinção na nossa região, deixando com que a Natureza trabalhe por ela própria, ajudando-a através de técnicas naturais, apenas dando nutrientes à terra (exemplo, colocação de troncos já em decomposição, juntos às árvores plantadas) entre outras. A regra é intervir o menos possível, deixar crescer...


Neste momento existe apenas uma casa de banho seca (zona 5), aproveitamos uma pequena casinha existente, também foi construida uma estufa, com a preciosa ajuda do Sr. Gonçalo e do Sr. José (Pai do Christophe), aos quais agradecemos imenso a ajuda, disponibilidade e a transmissão de conhecimentos preciosos.




A primeira etapa está praticamente concluída, queremos agradecer a todos os ajudantes pioneiros que nos dedicaram esse dia tão especial. Ao Sr. Adelino que foi impecável cedendo as suas sementes e pequenos Quercus, ao Fernando por nos ter dado a conhecer o CEERDL (Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor) nas Caldas da Rainha, onde adquirimos algumas árvores com um valor simbólico e ao mesmo tempo ajudamos estes jovens especiais, à  D. Maria do Carmo e Beatriz (avó do Christophe) por cederem a sua fruta e marmeladas, sem esquecer as minhas ajudantes de cozinha, Laurentina (a minha mãe) e Graziela (a minha sogra), a todos os que passaram, plantaram e ajudaram um bem haja e nunca se esqueçam:












































(O donativo dado pelas refeições no dia, irá ser convertido num cabaz com bens essenciais e será doado a uma família com mais necessidades da freguesia)


"Curar a Terra e purificar o espírito humano são o mesmo processo." 
(Masanobu Fukuoka)


Sem comentários:

Enviar um comentário