Painéis solares (imagem google) |
Felizmente existe a nível mundial um esforço para aumentar o consumo de energia através de fontes naturais e não poluentes, mas as grandes economias temem uma perda acentuada se deixarem de usar as fontes não renováveis (derivados de petróleo, carvão, gás natural, nuclear).
O Sol é grátis para todos, porque não utilizamos para abastecer a nossa casa de energia?
Auto consumo de energia solar (imagem google) |
"Em Portugal, o auto consumo fotovoltaico é regulamentado pelo Decreto-Lei nº 153/2014, de 20 de Outubro e as Portaria nº 14/2015 e Portaria nº 15/2015, ambas de 23 de Janeiro. Até estas datas, a energia produzida pelos sistemas fotovoltaicos não podia ser utilizada para benefício próprio.
A energia tinha que ser injectada e vendida à rede, obrigatoriamente. Com esta alteração da legislação, cada consumidor pode agora optar por consumir a energia produzida.
O mercado ajustou-se à legislação e disponibiliza actualmente kits fotovoltaicos para auto consumo modulares. Os kits de auto consumo apresentados com potências que variam entre 250W e 1500W (kits compostos por 1 a 6 painéis), adaptam-se às necessidades das famílias e das empresas.
Até estas potências não é necessário efectuar qualquer registo nem pagar taxas. Potências maiores obrigam o consumidor a efectuar registo e a pagar a respectiva taxa.
O auto consumo fotovoltaico pode ter ou não recurso a baterias." Fonte: Portal de Energia
Os painéis fotovoltaicos vão desde 400€ a 3000€, estrutura e inversor, quer se trate de uma potencia de 200W ou de 1500W respectivamente, e tem uma manutenção mínima.
Relembro que existem ainda painéis solares térmicos, e para aquecimento de água...
Não esquecendo que o futuro do nosso ambiente depende de todos e se todos contribuirmos para um futuro melhor, não teremos que ouvir dos nossos filhos que sabíamos das alternativas e não fizemos nada para melhorar o futuro deles...
Sem comentários:
Enviar um comentário