domingo, 4 de março de 2018

A Agrofloresta


(imagem google)

A Agrofloresta é a combinação de culturas agrícolas com espécies arbóreas, em harmonia com o ambiente, onde se conservam os recursos naturais e a produção de alimentos saudáveis. Utiliza-se as árvores como estratégia para o combate da erosão e contribuem através da matéria orgânica, para o restauro e fertilidade do solo. Numa fase inicial deve ser feito o plantio de árvores de rápido crescimento, para acelerar a produção de biomassa, o que irá ajudar na produção de nutrientes e assim ajudar aquando o plantio das espécies mais exigentes.

Assim, é alcançado um equilíbrio biológico que promove o controlo de pragas e doenças. No mesmo terreno, é possível estabelecer associações entre espécies de importância económica, árvores frutíferas e hortaliças. Podemos utilizar também o adubo verde, através da introdução de leguminosas, que após serem roçadas são deixadas no terreno, tal como as podas das árvores.




Assim sendo a Agrofloresta apresenta diversas vantagens. As folhas mortas das árvores e arbustos adubam naturalmente o solo, não necessitando assim de adubos químicos. A cobertura vegetal também previne o impacto das chuvas e dos ventos, a erosão dos solos. As raízes das plantas ajudam na infiltração da água das chuvas. Com uma diversidade de culturas, permite ao agricultor tirar rendimentos ao longo do ano com uma excelente quantidade e qualidade.

"O ser humano tem que entender que ele faz parte de um sistema inteligente, e não é ele o inteligente"
(Ernst Gotsch)







Sem comentários:

Enviar um comentário