segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Processo da Bioconstrução A Casa Criana - Como surgiu a ideia...



A ideia da Bioconstrução da Casa Criana surgiu no seguimento do projecto Criana.

O projecto Criana nasceu em 2016, da vontade minha e do Christophe mudar o nosso estilo de vida até então. Somos um jovem casal da década de 80 em que vivemos a era que deixou-se de pensar no ser para se pensar em ter, cada um tinha que ter mais ou tanto que o vizinho… Passamos a fase da crise dos anos 2008, em que afetou muitas famílias e a própria sociedade… Estávamos na fase em que o consumo de bens, desrespeito pelo outro, a ganância, a procura de sempre mais aumentou de uma forma exponencial.

Nós jovens adultos deparamos com um mundo em que o dinheiro vale mais que as pessoas, em que o respeito pela Natureza perdeu-se nos nossos bisavós, passamos de não ter nada (nossos avôs) a ter tudo, ou trabalhar arduamente para o ter (nossos pais), éramos uma sociedade com um futuro pouco risonho, engolida pelo consumo e sem olhar a meios para atingir os seus fins.

Em 2016, estávamos a morar um apartamento de familiares, na Praia da Areia Branca, ambos trabalhávamos, eu numa grande cadeia de Bricolage e o Christophe era temporário no sector da restauração, havia meses que conseguíamos fazer umas pequenas poupanças, mas no mês seguinte acontecia algo que lá se iam as poupanças. Fartos desta vida monótona, escrava e precária decidimos mudar de vida.



Nesse mesmo apartamento fomos pesquisando e lendo sobre um estilo de vida mais simples e ligado a Natureza.. O nosso primeiro livro sobre agricultura selvagem (Revolução de uma Palha) fez-nos ver a vida de outra forma, uma vida pura, na base da partilha, do respeito, em sintonia com a Natureza e toda a sua envolvente… Cuidarmos de nós, dos outros e da natureza enquanto escrevemos a nossa passagem por aqui… Começamos por criar um viveiro de plantas no apartamento, era tão gratificante germinar uma semente e acompanhar o seu desenvolvimento.



Daí surgiu a nossa vontade de fazer o nosso projeto de vida, muito foi pensado, desenhado, projetado num apartamento à beira mar…

Tínhamos como objetivo a criação de um projeto baseado na permacultura, agricultura natural, regenerativa, em que trabalhássemos a regeneração do solo, aproveitando os recursos locais para a Bioconstrução do que veria a ser hoje o nosso ninho, A Casa Criana.

Obtivemos um terreno numa pacata aldeia, Casal da Lage, pertencente à freguesia dos Campelos e Outeiro da Cabeça, inserida no município de Torres Vedras.

Terreno esse, maioritariamente argiloso e com cerca de 15% de inclinação, em tempos tinha tido vinha e algumas árvores de fruto, quando o adquirimos não tinha vida quase nenhuma, apenas sobraram algumas videiras, uma casinha de apoio.



Com esta nova visão do mundo que nos rodeia e a pensar no futuro, fazia todo o sentido utilizar na construção da Casa Criana, os recursos mais próximos possíveis, para que a pegada carbónica e os resíduos resultantes da construção fossem mínimos.

Então começamos a fazer toda uma pesquisa e estudo sobre a Bioconstrução, quais seriam as possibilidades e como poderíamos executa-las.

Não tem sido um processo nada fácil, mas tem sido muito gratificante.




Sem comentários:

Enviar um comentário