terça-feira, 20 de dezembro de 2022

A importância de movimentação de terras para armazenamento de água...

Olá a todos!

Ainda há uns poucos meses atrás o país sofria de uma seca, nunca antes vista, e agora são cheias e precipitação que não havia há 22 anos.

Será que nós, seres humanos é que não sabemos observar e aproveitar esse recurso tão valioso e crucial para a nossa sobrevivência, impedindo muitas vezes o ciclo natural da água.

A água é um recurso vital e sagrado. No entanto tem sido extremamente maltratada pela humanidade. Devemos tratar a água sempre com a máxima relevância e respeito.

A observação do ciclo da água a nível local é crucial para um melhor planeamento racional e eficiente do uso da água.

Foi o que fizemos durante o Inverno de 2017 e 2018, chegávamos aqui ao terreno do Projecto Criana em dias de chuva e observávamos o circuito da água, com um terreno com cerca de 15% de inclinação o mais natural é a parte mais plana ficar encharcada e era o que acontecia, onde hoje se situa a casa Criana ficávamos com água até meio da perna.

Em 2019, decidimos fazer movimentação de terras, não só para aumentar a área de cultivo, mas também para fazer retenção de água no terreno, evitando a erosão do terreno.

Foi uma decisão que nos custou um pouco a tomar, pois "sacrificamos" a biodiversidade criada em 2 anos nas zonas movimentadas, mas seria uma decisão para de futuro ganhar mais biodiversidade e ajudar na regeneração do terreno.



Foram criadas três terraças/socalcos à curva de nível com swales, e spillways para que a água possa ficar retida e infiltrar no terreno, em caso de diluvio a água sairá das terraças controladamente através dos spillways (que ainda não aconteceu).

Assim que vieram as primeiras chuvas nesse ano, preocupamo-nos em semear, para que o terreno ficasse coberto o mais rápido possível, para evitar a exposição do solo às condições climáticas e para estabelecer a biodiversidade o mais rápido possível.


Nesse mesmo ano da construção (2019), a sua função foi colocada em prova, foi um Inverno com bastante precipitação, mas felizmente correu tudo bem e conseguimos hidratar bastante o terreno evitando a erosão e o encharcamento na parte inferior do terreno.

O ano passado foi um Inverno "seco", que nos permitiu fazer alguns trabalhos relativamente a construção da casa até Novembro, choveu mas muito pouco.

Este ano felizmente temos tido chuva as terraças já estiveram bastante cheias mas ainda os spillways não funcionaram (também foram calculados, para dilúvios sem registo para esta zona). Esperamos ter reservas de água para a próxima Primavera/Verão.



"Nós nos esquecemos que o ciclo da água e o ciclo da vida são, na verdade, um só. "

(Jacques Yves Cousteau)


Um bem haja,

Ana 




Sem comentários:

Enviar um comentário