quarta-feira, 31 de agosto de 2022

E dois anos passaram e tanto que aconteceu na Criana...

 Olá maltinha 😉

Desde Julho de 2020 que não escrevo, e tanto que se passou nestes dois anos, não só no Projecto Criana mas também a nível pessoal.

Em Setembro desse mesmo ano, perdi um grande pilar e professor, o meu Pai. Agradeço ao Christophe, família, amigos, vizinhos e conhecidos, pela força e coragem que me deram, para continuar a aventura da construção da Casa Criana, após esta perda.





Sei que tenho umas estrelinha a me guiar 🌟 e como a vida continua...

Em Outubro desse mesmo ano, iniciamos a colocação dos pilares da casa e o madeiramento do telhado, a nossa prioridade era a construção e isolamento do mesmo (tínhamos uma janela temporal reduzida devido às chuvas de Outono/Inverno).



Até ao final de 2020, a nossa prioridade era o telhado, em Dezembro tivemos um percalço, devido a um erro nosso. Metade do isolamento XPS (exigência da Câmara Municipal) do telhado voou, pois infelizmente esquecemos de o cortar rente ao madeiramento e num dia de muito vento e chuva metade desse isolamento voou (reaproveitamos posteriormente para o isolamento do piso).

Iniciamos o ano de 2021 com a colocação da betonilha para posteriormente conseguirmos iniciar as estruturas de tabique (paredes interiores). Para o enchimento das paredes de tabique organizamos cinco grupos de voluntariado, onde pudemos partilhar a história da construção da casa Criana, ainda conseguimos organizar em obra quatro workshops de Introdução a Técnicas de Bioconstrução, os participantes puderam estar em contacto e experienciar as diversas técnicas de Bioconstrução utilizadas na construção da Casa Criana.


Sem vocês a história da construção da Casa Criana não tinha o mesmo significado, pois cada um deixou um pouco de vós e levou um pouco de nós 💚.

Até ao final de 2021, construímos e enchemos as paredes interiores, não só as de tabique como a de cordwood e a parede exterior de COB, conseguimos finalizar tanto os rebocos de enchimento como os finais 🙏.

No telhado construímos as estruturas das claraboias e colocamos os vidros, isolamos, colocamos a terra e vedámos o acesso ao mesmo, com rede.  Ainda iniciamos a colocação do piso interior de madeira de pinho.


2021 foi um ano em que abdicamos de muita coisa para conseguirmos estar focados na construção da Casa Criana, muitas indecisões, decisões, incertezas, convicções, resiliência, um ano de muito esforço e dedicação minha e do Christophe, pois tínhamos prazos bancários e camarários para cumprir (não esquecendo que estávamos em plena pandemia 😱).



2022 começou e muito ainda havia a fazer (acabamentos). Aquela fase, que em qualquer construção parece uma eternidade, e na Bioconstrução ainda piora, pois existe muitas madeiras para lixar, envernizar, pinturas (tintas de argila), limpezas, etc.

Por fim, Agosto, o mês tão esperado, o mês da mudança de uma tiny house com cerca de 13m2 que nos acolheu aos quatro, (a nós e a dois cãopanheiros) durante dois anos e cinco meses. Lá ficam muitas e belas recordações, Invernos gélidos e Verões quentes, mas valeu cada segundo lá passado para que possamos agora usufruir do conforto da Casa Criana 🙏💚. 





Com construção da Casa Criana, para além de ser uma casa de desenvolvimento de afetos e história ao longo da sua construção, também queremos partilhar com todos vós uma forma mais natural e ecológica de construção, todas as nossas dificuldades, erros e conquistas.

"A Construção com Terra está no nosso ADN, um familiar lá no passado já construiu a sua própria casa de Terra"

Ana 💚





Sem comentários:

Enviar um comentário