No nosso concelho - Torres Vedras, os solos calcários destacam-se especialmente mais a sul do concelho. Nestes tipos de solos existe a falta de alguns nutrientes "solos pobres", logo o crescimento de qualquer ser vivo é afectado. No entanto com praticas de regeneração da terra, podem tornar mais "ricos.
Mais para a zona costeira existem os arenosos, são solos que possui uma textura leve e granulosa. Essa textura faz com que sequem rapidamente. Devido há insuficiência de nutrientes e à sua elevada acidez possuem pouca fertilidade e tem forte tendência à erosão, necessita de alguns cuidados para produção agrícola.
Os solos argilosos são também representativos do concelho, são solos mediterrâneos, amarelos ou vermelhos. Este tipo de solo caracteriza-se por húmido e macio, composto por argila, alumínio e ferro. Após a chuva, os terrenos absorvem bastante água, ficando encharcado. Por outro lado, na época de seca, tende a formar uma camada dura e pouco arejada no terreno.
Exemplo de tipos de argila no terreno |
No terreno do projecto domina maioritariamente o solo argiloso (zona de menor declive), havendo sítios onde a incidência de areia é mais relevante (zona de maior declive). Este solo sendo um "solo pobre", teremos de aplicar várias técnicas regenerativas, entre as quais a criação de biomassa para "alimentar" a terra de nutrientes e a criação de charcas naturais para retenção de mais águas e biodiversidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário