domingo, 12 de julho de 2020

O grande desafio: Bioconstruir A Casa Criana 🏡


Olá maltinha 😉

Desde o momento que decidimos construir uma casa 🏡, fora do habitual, mas sempre dentro da legalidade 👨‍⚖️, sabíamos que seria um grande desafio 🤪.
Para nós faz todo o sentido utilizar, sempre que possível, materiais e recursos sustentáveis e o mais próximo possível do local da obra 💚.
E porque não construir parte da casa com terra local? Enterrada, com telhado verde?
Então mãos à obra 👷 entre encontrar um arquitecto 🤵, empréstimo bancário 💵, construtor 👷, EDP 💡, furo💦, orçamentos✏️ e início da construção🏗️ são só alguns dos desafios que temos encontrado 🤪
Tudo começou com o projecto de arquitectura.🖼️

1° Desafio: Encontrar um arquitecto.
Começamos há quatro 📅  anos a pesquisar possíveis arquitectos 🤵📐✏️  que nos nos ajudassem a projectar a casa.🖼️
Já não me recordo bem como chegámos ao Zé Miguel, o nosso arquitecto ✏️📐, para ele acredito que seja algo novo, mas desafiante. 
É uma peça fundamental na construção de uma casa, têm-nos ajudado muito 🙏.

2° Desafio: Aprovação do projeto
Nós para nos prevenirmos, gostámos sempre de "sondar" primeiro 🕵️. Então pedimos uma reunião com o arquiteto responsável da Câmara Municipal de Torres Vedras 🤵, onde expusemos o pretendido 🏡, sem problema desde que respeitasse as normas da construção.📐
Para garantir a nossa segurança e para respeitar a legislação, teríamos que construir as paredes de sustentação em betão. 
O resultado da aprovação não demorou muito 🙏, ainda começou outro desafio.



3° Desafio: O Empréstimo bancário
Pois é, como tantos jovens casais tivemos que recorrer ao crédito bancário💵.
Como seremos nós intervenientes da construção da casa 👷, tivemos que pesquisar muito,💻 calcular 📇 e chegar a um valor para o crédito.
A aprovação do crédito, foi bastante demorada, mas finalmente em Maio de 2019 foi aprovado.

4° Desafio: Encontrar um construtor.
Esta tarefa foi mais facilitada, o construtor Arlindo  👷 é primo do Christophe 🙏. Pois a parte do construtor seria a construção da laje e paredes de betão para sustentação das terras.

5° Desafio: O início da Construção
Começamos pela abertura do "buraco da casa" 👷,  em Agosto do ano passado 📅. 
O início da construção foi apenas este ano, pois a EDP 💡 demorou 9 meses a fazer a ligação à rede.🤯
Feitas as fundações, laje e paredes de sustentação em betão armado, estamos na fase de impermeabilização das paredes exteriores.
A parte do construtor já está quase finalizada, agora falta o resto 🤪.


Na impermeabilização das paredes que vão ficar enterradas o "normal" seria uma ou duas demãos de flintcoat, emulsão betominosa 🏗️🚢, como substituto mais ecológico, estamos a aplicar uma resina aquosa com cimento. 
Para nós é a fase mais importante de uma construção, para de futuro não haver problemas de infiltração de águas 💦.


Após resina iremos colocar uma tela pitonada, um tubo de drenagem à volta da casa, cascalho, pedra empilhada, manta geotêxtil e por fim a terra.🌄
Entretanto teremos de fazer os muros de sustentação das terras laterais da casa e começar a parede da frente da casa em hiperadobe.🏡

Muito há para planear 🤔, desenhar ✏️, decedir e fazer👷, é um grande desafio para nós, mas acreditamos que o resultado final valerá todo o esforço físico e mental gasto durante todo o processo 🙏.



domingo, 5 de julho de 2020

Ao Ritmo da Natureza...



Quando escolhemos o terreno da Criana para o regenerar, sabíamos que era um grande desafio. 👨‍🌾👩‍🌾💪
Era terreno com alguns anos de pousio 🌿 sem árvores 🌳 ou arbustos 🌱, com um solo pobre de argila. Começamos por semear gramíneas e leguminosas ☘️🌾 para "alimentar" o solo ao criar uma camada de matéria orgânica.

Por mais árvores 🌳 e arbustos 🌱 que semeamos/plantamos, por mais técnicas de regeneração do solo que pudemos aplicar, a Natureza leva sempre o seu ciclo a regenerar e a crescer.


A fase de regeneração do solo que estamos a assistir ainda é uma fase inicial, isto é, ainda existe algumas plantas espinhosas (silvado, cardos) mas notámos cada vez mais pequenos arbustos lenhosos. 

Vai ser o nosso primeiro Verão aqui permanente no terreno ☀️🍃 já sentimos
imenso a falta de sombra, mas sabemos que é um processo Natural, que estes pequenos arbustos e árvores irão crescer e criar sombras.


A Natureza ensina a sermos pacientes e a agradecer tudo o que nos é dado.

Estamos a aproveitar este "primeiro" ano aqui permanente no terreno, para o observar melhor, experimentar, errar para mais tarde não voltar a cometer os mesmos erros.


Iremos aproveitar este Verão para preparar as camas de cultivo para a próxima estação de cultivo. Para trabalhar na casa principal, pois temos muito trabalho 💪 pela frente na sua construção 🏡.


Não pudemos esquecer que o que estamos a fazer é um projecto para a vida.

E como na Natureza tudo tem o seu tempo. 🙏😉

"Adote o ritmo da Natureza; o seu segredo é a paciência." 
                                      (Ralph Waldo Emerson)