O Bosque de alimentos poderá ter qualquer dimensão, do pequeno terreno urbano ao terreno rural de grandes dimensões. É constituído por um sistema natural de produção de alimentos,árvores de grande porte de fruto (nogueira, avelaneira, castanheiros), as árvores de fruto (macieiras, pereiras, laranjeiras), arbustos de fruto (framboesa, goji, mirtilo), herbáceas (coentros, salsa, alecrim), vegetais perenes (batata, tomate, morango), culturas de cobertura de solo (cogumelos, abóboras, ervilhaca) e trepadeiras (maracujá, videiras, kiwi).
"O uso da terra e a produção agrícola devem priorizar a alimentação humana e cumprir sua função social, com a proibição da monocultura de commodities."(Rafael Sorano)
A Permaculta apareceu através de dois Ingleses, David Holmgren e Bill Mollison, e é todo o planeamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em harmonia com toda a natureza.
A Permacultura baseia-se em três princípios básicos, cuidar da terra, das pessoas e do futuro. Todos os permacultores trabalham na base de princípios ecológicos e sustentáveis.
Observar e planear é uma ferramenta utilizada, devendo-se sempre observar o ecossistema envolvente e tomar decisões para que a Natureza trabalhe por ela própria (terra, ventos, água).
A aguá e a terra são as bases principais, a criação ecológica para recolha e armazenamento de água, o tratamento da terra de modo ecológico, o respeito por todas as plantas e animais são bastante valorizados.
Diferentes zonas em Permacultura (imagem google)
O design na Permacultura é a etapa mais importante num projecto, para poder identificar todos os recursos existente e saber a melhor forma de usa-los a nosso favor.
Devemos começar por planear as diferentes zonas e sectores no terreno. Primeiro de tudo devemos observar os recursos naturais existentes (inclinação do terreno, exposição solar, cursos de água, direcção do vento, etc), após essa observação devemos identificar o posicionamento da habitação no terreno. Uma vez que a zona 0 é a zona da habitação, a área em redor da habitação será sempre a zona 1, e assim sucessivamente tendo em conta os elementos e a frequência que serão visitados ou utilizados, sendo assim, as zonas são organizadas conforme a necessidade de intervenção humana. A ultima zona é a 5, sendo a zona que trabalha por ela própria, não necessita de nenhuma intervenção humana.
"A permacultura é uma filosofia de trabalhar com, e não contra a natureza; de observação prolongada e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado, e de olhar para as plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer área como um sistema único produto"
A agricultura ecológica, orgânica ou biológica visa a produção de alimentos de elevada qualidade e saudáveis, utilizando práticas sustentáveis e de impacto positivo nos ecossistemas.
Assim sendo, utilizando a rotação do terreno, pousio, utilização de leguminosas, adubos verdes, a compostagem, as consociações, instalação de sebes vivas, entre outros, melhora a fertilidade do solo e a biodiversidade.
Neste tipo de agricultura, não se utiliza fertilizantes, adubos, pesticidas químicos, nem sementes geneticamente modificadas. Consequentemente, não existe risco para o consumidor, para o produtor, nem para o ecossistema, pois não pudemos esquecer que tudo está interligado.
"Uma terra de riquezas é aquela onde se cultiva com trabalho e dedicação" (Rafael Porã)